Como Desenvolver Sabedoria?
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Sabedoria é  o entendimento do mundo, das coisas como são, e quem faz o mundo em que vivemos  é o próprio ser humano, claro, que com a ajuda do divino e do espiritual. 
                  Somos  guiados pelas nossas tendências e a dos outros. Essas tendências podem ser boas  ou ruins. 
1-Tendencias do Bem

                  As  tendências boas, são construídas pelas pessoas positivas, que souberam  discernir o que é bom e passar para as outras pessoas.  
                  Alguns exemplos  disso são: Jesus dizendo para amarmos.
                  Existem  muitas tendências boas nas religiões, mas também ilusórias e que podem causar  sofrimento. 
                  Muitas  pessoas entram nas religiões, e deixam justamente suas tendências nelas, que  podem ser boas, ruins, que acontece para outros beneficiarem seu próprio ego, e  isso inclui desejo por poder e dinheiro mais basicamente, mas também por  vaidade, orgulho, cobiça e tantos outros pecados. 
                  Grandes  pessoas que foram famosas deixaram muitos ensinamentos positivos, como Chico  Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Buda, Gandhi, diversos mentores e guias  espirituais, pessoas boas e iluminados, até mesmo desconhecidos. 
2-Dharma Grupal

                  Dharma aqui  no Ocidente significa as boas ações que fizemos e voltam para nós mesmos, nos  beneficiando. 
                  No Oriente  se chama karma positivo. 
                  Aqui no  Ocidente todo karma é negativo, e isso é uma diferença de linguagem, não de  interpretação da realidade. 
                  No oriente o  dharma significa sabedoria ou os ensinamentos religiosos e espirituais. 
                  O conceito  de Dharma Grupal ensina que nossas ações estão entrelaçadas ao de todas as  pessoas, isso é uma visão holística das coisas.
                  Como existe  um karma grupal, também existe um Dharma Grupal, que é as boas ações que  praticamos em grupo, e que voltam para o grupo. 
                  Convivendo  com as pessoas, elas pegam nosso jeito, a forma de falar as coisas, e os outros  que convivem conosco absorvem muita coisa nossa e as incorporam, assim outras  pessoas absorvem deles, e assim nos influenciamos o mundo sem perceber e de  forma indireta. 
                  Essa é uma  visão holística, que significa enxergar ao todo, ai existe tanto o karma grupal  e planetário, assim como o dharma grupal e planetário. 
                  Indiretamente  influenciamos muita coisa, e quando nasce um iluminado, ele não sendo alguém  famoso, tendo a missão de ser conhecido somente por algumas pessoas, ele atua  no dharma grupal, deixando suas influencias no mundo. 
                  Todo mundo  ajuda e pode influenciar o mundo, é que os ecos dessa trabalho, se tratando de  grupos muito grandes ou até do planeta inteiro, isso costuma demorar para  acontecer. 
                  Assim  podemos perceber como as boas pessoas ajudam o mundo, deixando suas influencias  e seu modo de pensar. 
                  Porém só  podemos dar uma grande ajuda se os outros entenderem e for bom para eles o que  fazemos. 
                  Você pode  ajudar o mundo sendo alegre, dando bons exemplos e ensinamentos, falando as  coisas de forma legal, que os outros gostem de ouvir, mas isso não pode ser  contaminado pelo ego, pelo desejo de se mostrar melhor que os outros, pois  muitos vão perceber e se afastar, e os que não fizerem isso podem adquirir  arrogância, e influenciarem o mundo de forma negativa.
                  A arrogância  faz os outros se sentirem inferiores, e buscarem a superioridade para compensar  seu sentimento de inferioridade, isso acontece sem a pessoa que tem essas ações  perceber. 
                  Se perceber  é o autoconhecimento. 
3-Autoconhecimento

                  É de suma  importância o autoconhecimento, pois ele nos melhora como seres humanos, assim  melhoramos também a influencia que deixamos no mundo.
                  Nós temos  sete corpos, e seis desses corpos não são o que somos, e construímos o corpo  físico, astral e o mental a partir da matéria de nosso.
                  Nossos  átomos moléculas e de tudo o que nossos corpos são compostos, eles são feitos  com a matéria de nosso planeta, que é um ser vivo, que quando evoluímos  espiritualmente, ele evolui também. 
                  A soma de  toda evolução de todas as pessoas no mundo, ela faz nosso planeta evoluir  também. 
                  Quando  evoluímos, melhoramos como seres humanos, e podemos dar uma melhor influencia  para o mundo, e podemos evoluir demais, até chegar a iluminação e irmos muito  além dela em uma só vida, e ensinamos como fazer isso aqui no nosso site, veja  nossa página: https://espiritualismouno.com.br/Praticas%20e%20Treinamentos%20para%20Atingir%20o%20Nirvana.html. 
                  O  autoconhecimento aumenta nossa capacidade de sentir coisas boas, e isso é o  amor, o que traz felicidade a vida das pessoas, e quando nos iluminamos,  passamos a sentir coisas boas o tempo todo, vivendo em uma espécie de paraíso,  mas que evoluindo mais ainda, a felicidade sempre vai melhorando. 
                  Felicidade é  se sentir bem. 
                  Existe uma  mensagem de Chico Xaviér que tem o seguinte ensinamento: "Pessoas feridas ferem pessoas. Pessoas  curadas curam pessoas. Pessoas amadas amam pessoas. Pessoas transformadas transformam  pessoas. Pessoas chatas chateiam pessoas. Pessoas amarguradas amarguram  pessoas. Pessoas santificadas santificam pessoas. Quem eu sou interfere  diretamente naqueles que estão ao meu redor”.
                  Essa  mensagem retrata tudo o que ensinamos nesse texto até agora.
4-Misticismo

                  Misticismo  é sua consciência englobar mais do que uma pessoa, mais do que você mesmo, é  sentir e perceber outras pessoas ou até mesmo Deus, que é tudo e está em todo  lugar. 
                  Práticas  de meditação e horas de orações nos fazem entrar em estado místico da  consciência. 
                  Existe  uma maneira de pensar no coletivo, não somente no individual, e os iluminados  geralmente pesam assim, e justamente por isso são ótimos líderes e juízes, pois  nessas profissões temos que enxergar o todo. 
                  Se  chama de místico, não somente quem acredita no Misticismo, mas também quem  pensa coletivamente, quem cuja a consciência expande além de si mesmo. 
                  Sentir  o que os outros sentem é empatia, e sentir o que Deus sente, é plenitude. 
                  Plenitude  é amor, é se sentir muito bem. 
                  Quando  nossa expansão da consciência atinge a realidade divina, o que ocorre é nos  vemos como parte de tudo, e tudo como parte da gente, sem haver uma divisão  entre o que ocorre com a gente ou com os outros.   
                  Essas  experiências de expansão das consciências são estudadas pela Psicologia  Transpessoal, que é uma ciência que estuda o ser humano em sua expansão da  consciência, e ao contrário do que muito gente pensa, essas experiências nos  curam e trazem saúdo psicológica.  
5-A Espiritualidade

                  A  espiritualidade é a luz que a pessoa tem, o que conseguiu de bom até agora com  a evolução espiritual, ou seja, tudo o que melhorou sua personalidade e  individualidade até agora, desde que foi criada por Deus. 
                  A  espiritualidade ou a falta dela são de extrema importância para adquirimos  sabedoria, pois isso diz quem somos, e se mandamos uma influencia boa ou ruim  para o mundo. 
                  Nossa  luz traz boas influencias, e nossa escuridão traz as más. 
                  Assim  sendo a base para entendermos o mundo é a espiritualidade, em todos os seus  níveis, tanto os negativos como os positivos. 
                  Boas  pessoas sendo saudáveis mentalmente dão uma influência ao mundo.
                  Más  pessoas, sendo saudáveis ou não, elas dão más influencias ao mundo. 
                  Quem  somos influencia tudo, então é importante sermos bons, que consequentemente  isso nos trará dharma positivos, tanto individual como grupal, e até mesmo  planetário. 
                  É  importante entendermos nossos traços de personalidade que vem da luz ou da  escuridão, pois é isso que influencia o mundo, que influencia tudo. 
                  Você  entendendo o que é a espiritualidade, quais são as características dos seres da  luz, dos seres das trevas, assim como saber o que fazer para ajudar as pessoas,  isso é sabedoria. 
                  A  sabedoria pode nos fazer entender o mundo e como melhora-lo. 
                  Veja os  textos: 
                  Quais são as  Características Psicológicas dos Seres das Trevas 
                  Os Quatro Níveis de  Espiritualidade dos Humanos do Planeta Terra 
A Imagem dos  Estágios da Espiritualidade 
                    O que é Evolução  Espiritual? 
                    Felicidade é a  Maior Maravilha do Mundo 
                  Para  desenvolver sabedoria, ou seja, compreender o ser humano é preciso que você vá  desenvolvendo o seu autoconhecimento, e também lendo sobre os assuntos  relacionados ao comportamento, pensamento e sentimentos humanos, e os seus  porquês.
                  Para  que você entenda o ser humano, recomendamos que veja a nossa seção: Textos para se Iluminar.
6-Tendencias do Mau e do Ego

                  Existem  as tendências boas, mas as ruins também, pois as pessoas que não são da luz, o  que acontece é que são dominadoras e muito ligadas aos seus egos.
                  O ego  busca a superioridade sobre os outros, então é a partir daí que nascem o status  no trabalho, nos locais de estudo, onde vemos muito na TV os populares da  escola. 
                  Ser  egoísta significa ser seguidor do seu ego, ou seja, buscar status, poder,  dinheiro, bens e coisas materiais, ser falso e dominador. 
                  O mau  vem pela maldade, o desejo de causar dor e fazer violência.
                  Podemos  reparar que nos anos 90 o que aconteceu é que as pessoas valorizavam muito o  mal, como causar agressões, dor e prejudicar os outros.  
                  Os  alunos populares da escola, que são em maior numero os seres maus e egoístas,  eram quem ditava o que era legal ou não, exercendo a má influência ao mundo,  onde o ruim era o legal. 
                  Muitos  conceitos são distorcidos para que os outros fiquem no topo da escola, sendo os  maiorais. 
                  Compreender  o mau, assim como o bem não é tão fácil, então recomendamos que você seja todos  os textos que indicamos aqui nessa página. 
                  É  importante seguirmos o bem, mas enxergarmos e assumirmos, no nosso processo de  autoconhecimento, tudo o que enxergamos de ruim e bom na gente. 
                  É  enxergando e assumindo o mau e o ego em nós mesmos é que vamos nos  transformando em pessoas melhores, que vamos perdendo essas influências  negativas, e assim deixando de influenciar negativamente o mundo. 
                  Por isso  é de suma importância o autoconhecimento. 
7-Karma Grupal e Individual

                  Assim  como existe o dharma coletivo, também existe o karma coletivo, mas que em  etapas mais evoluídas, mais à frente do que a dos iluminados, guias ou  mentores, nos libertamos das reações negativas desse tipo de ações conjuntas. 
                  Os  karmas grupais podem ocorrer com alunos que se juntam para zombar da  professora, pelo menos para todos que fazem isso sabendo que estão fazendo o  mal. 
                  Outros  tipos de karmas grupais são, por exemplo, soldados que se juntam em uma guerra  e estupram mulheres, torturar os capturados, ou administradores que atuam  juntos para roubar uma empresa, ou grupos de bandidos que fazem o mau. 
                  O karma  individual é só de uma pessoa ou um ser, de atitudes individuais, e esse tipo  de ação as pessoas ruins costumam fazer muito. 
                  Uma  pessoa negativa não se importa com o sofrimento do outro, normalmente, e gostam  das coisas erradas, consequentemente criam muitos karmas ruins. 
8-Como Desenvolver Sabedoria

                  Compreender  a mente de uma pessoa que faz o mau, ajuda na sabedoria ou conhecimento, assim  como a que faz o bem. 
                  Quem  faz o bem se importa com os outros, quem é mal não, ou um pouco só. 
                  A  sabedoria vem do entendimento da psique, que é o mundo interior das pessoas. 
                  Esse  aprendizado pode se dar por estudo, o que nos faz evoluir espiritualmente, e  está em nossa página de textos para se iluminar, você vai ganhar muita  sabedoria lendo esses textos.
                  Porém  isso que abordamos acima é conhecimento, pois a sabedoria se adquire com a  experiência ou a evolução espiritual, que é o autoconhecimento. 
                  A base  para começar a entender o ser humano, e o mundo que ele cria, que é a sabedoria  nós oferecemos o caminho de ler nossos Textos para se Iluminar. 
                  O mais  básico de tudo é conhecer o que é o lado bom, e as pessoas que estão nele, e o  que é o lado ruim, e como são os seres que estão nele. 
                  Então  veja através de nossos textos, como é a personalidade das pessoas da luz e das  sombras, e assim também podemos lidar com elas. 
                  E  também fazer coisas para se conhecer, isso traz uma sabedoria muito boa. Aqui  no site, na nossa seção de Práticas Espirituais, lá tem muitos exercícios  espirituais para se autoconhecer, tudo gratuito e é só você ler as instruções  de como fazer cada prática. 
                  Busque  sempre a evolução espiritual e o conhecimento, pois assim ficará sábio. 
                  Fiquem  com luz
                  Seres  de luz
                  Com  muito amor
                  Senhor  da Luz Prateada 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook